O Instituto Flor do Cajueiro realizou capacitação de equipe de trabalho que irá atender 237 famílias Quilombolas nos municípios de Acauã/PI, Betânia do Piauí e Queimada Nova/PI.
A ação é realizada em parceria com Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Ministério da Agricultura, com o objetivo de oferecer Assistência Técnica e Extensão Rural e novas ações para as famílias contempladas. Especificamente nas comunidades remanescentes de quilombos rurais para promover a segurança alimentar e nutricional, o aumento da qualidade e da produtividade dos produtos e serviços rurais e o incremento da comercialização e ofertas de serviços de forma a garantir a vida de qualidade nestes territórios e a valorização da cultura destas comunidades.
Objetiva ainda o cumprimento de metas do contrato de gestão firmado entre a Anater e o MAPA, dentro de uma estratégia de implementar uma ATER direcionada para promover, estimular, coordenar e implementar políticas, programas e ações de assistência técnica e extensão rural.
Os serviços de ATER seguirão as orientações e princípios estabelecidos pela Lei nº 12.188, de 11 de janeiro de 2010, que instituiu a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e estabeleceu as bases para a execução do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PRONATER).
Serão beneficiárias 3200 famílias de agricultores e agricultoras que residam em Comunidades Remanescentes de Quilombo – CRQ certificadas pela Fundação Cultural Palmares, em 6 Estados da área de atuação do Projeto Dom Hélder Câmara. Com informações do Instituto Flor do Cajueiro. (FN NOTÍCIAS).
Comentários sobre a notícia