Nesta última quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou o encerramento do ciclo 2021 do Programa Volta ao Novo para os coordenadores da rede municipal.
O Programa Volta ao Novo tem como objetivo apoiar o desenvolvimento das competências socioemocionais de educadores e estudantes da rede municipal de ensino, durante a pandemia e, também prepará-los para o retorno às aulas presenciais.
Ao longo de seis meses foram compartilhados reflexões, ideais e práticas para o desdobramento das cinco macrocompetências: resiliência emocional, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e, finalizando com engajamento com os outros, que debate a importância da assertividade, iniciativa social e entusiasmo na educação.
Segundo a coordenadora municipal Raqueline Reis, “O programa nos trouxe a capacidade de aflorar sentimentos e emoções que estavam adormecidos para investirmos na nossa autoeficiência e, assim buscarmos ações e estratégias para desenvolver essas competências que estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos estudantes. A escola do século XXI, além de responsabilizar-se pelos aspectos cognitivos, deverá trabalhar também, as competências socioemocionais, para que tudo isso, vá além dos muros da escola”.
Para a secretária municipal de educação, Júlia Coelho a formação trará frutos de conhecimentos significativos para que o ano letivo de 2022. Ao mesmo tempo agradeço a “brilhante atuação da formadora Raqueline Reis” pelo trabalho desempenhado como formadora do programa.
O prefeito Joaquim Júlio, parabenizou aos coordenadores por mais essa importante formação, e na ocasião reiterou o anuncio sobre a antecipação do pagamento do 13º salário e o abono salarial para os servidores da rede municipal de ensino.
Estiveram presentes no evento, além da secretária municipal de educação Júlia Coelho; o prefeito, Joaquim Júlio; a primeira da Rosângela Coelho; o vice-prefeito, Carlos de Liberato e sua esposa, César.
Comentários sobre a notícia