Quem está comemorando 100 anos de vida hoje, dia 09 de Novembro de 2022, é a Paulistanense “Dona Davina”, Matriarca da Cultura e Folclore de Paulistana, símbolo de Fé e Religiosidade.
Por muitos e muitos anos Dona Davina foi àquela pessoa a frente da organização do antigo e tradicional “Reisado”, que em determinada época do ano visitava e se apresentava em residências e pontos da cidade, no interior do município e em cidades vizinhas, após dias e dias de “ensaios” envolvendo principalmente os moradores do Bairro Correnteza.
No Carnaval, organizava juntamente com os moradores do Bairro Correnteza o grupo de batucada dentro do Beckmann Clube, conhecido popularmente como “O Redondinho” do Bairro Correnteza, os ensaios pré-carnavalescos eram sempre uma festa, lotados e nos dias de folia, a batucada ritmada tomava conta das ruas arrastando dezenas de foliões, durante o percurso visitavam bares e casas particulares,
Uma das primeiras catequistas na paroquia de Nossa Senhora dos Humildes. Frequentadora assídua das celebrações na Igreja Matriz, onde também colaborava na organização das festas religiosas.
PARABÉNS DONA DAVINA – NOSSA REVERÊNCIA, E OBRIGADO PELA CONTRIBUIÇÃO Á CULTURA PAULISTANENSE”
Resgatamos reportagem especial sobre D. Davina do portal FN Noticias. Veja abaixo
Neste, dia 06 de Janeiro de 2016, DIA DE REIS, nossa justa homenagem vai para a Sra. DAVINA ANTÔNIA DA CONCEIÇÃO, a “DONA DAVINA”, do Bairro Correnteza, aposentada, com 94 anos de existência, ela é considerada a matriarca da cultura Paulistanense. Moradora antiga do Bairro Correnteza, casada com Quintino Pereira Nunes, natural de São João do Piauí, com o qual constituiu sua família.
Durante toda sua vida dedicou-se a incentivar a cultura e a religiosidade do povo da cidade de Paulistana, especificamente no Folclore quando juntamente com sua irmã ZIZI e ZE MIGUEL, ambos falecidos, lideravam a tradicional temporada do reisado durante o mês de Dezembro de cada ano até o dia (06/01) Dia de Reis. O reisado na época de Dona Davina, não era privilegio apenas da cidade de Paulistana, mas, também do interior do município e até de outras cidades vizinhas e outros Estados como Pernambuco, onde era requisitada a trupe.
No Carnaval, organizava juntamente com os moradores do Bairro Correnteza o grupo de batucada dentro do Beckmann Clube, conhecido popularmente como “O Redondinho” do Bairro Correnteza, os ensaios pré-carnavalescos eram sempre uma festa, lotados e nos dias de folia, a batucada ritmada tomava conta das ruas arrastando dezenas de foliões, durante o percurso visitavam bares e casas particulares, levando alegria e irreverência a todos que encontravam durante os quatro dias de carnaval, saindo sempre do Redondinho e retornando sem perder a animação.
Católica, dedicou sua vida também à religião, e durante muitos anos foi professora de catecismo, levava as novenas para as casas de famílias, além de fazer parte da equipe de organização da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Humildes.
HOMENAGENS:
Dona Davina, recebeu na solenidade comemorativa ao Tricentenário de Valério Coelho, realizado no dia 1º de Setembro de 2013, na cidade de Paulistana (PI), a outorga da Ordem Estadual de Valério Coelho Rodrigues, ao lado de varias personalidades paulistanenses, piauienses e pernambucanas. A comenda foi entregue na ocasião pelo então Governador do Estado do Piauí Wilson Martins.
Recebeu também uma justa homenagem durante um evento denominado Conferencia de Cultura do município de Paulistana (PI), realizada em 30 de Julho de 2013, na cidade de Paulistana. Neste evento, Dona Davina foi conduzida até um “Trono” onde foi reverenciada pela sua atuação e dedicação à cultura Paulistanense.
Contar um pouquinho da história de vida e da dedicação dessa legitima lenda viva da cultura Paulistanense foi sem sombra de dúvida uma grande honra para o FN Notícias. Um exemplo de vida a ser seguido para o bem da cultura de Paulistana. (FN NOTÍCIAS)
Comentários sobre a notícia