Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Piauí fizeram, na última terça-feira (08/08/2023), na Assembleia Legislativa do Piauí, mais um dia histórico na luta pela valorização e desenvolvimento da categoria.
O SINDRACSCE-CHAPADA VALE DO RIO ITAIM-PI-ACS E ACE, juntamente com diversos sindicatos de ACS e ACE que formam a FEDEREÇÃO DOS ACS E ACE DO ESTADO DO PIAUÍ (FEDACS-PI), realizaram uma grande mobilização para a criação da Frente Parlamentar Estadual dos ACS e ACE do Piauí.
Já nesse primeiro momento, o requerimento para a criação da Frente Parlamentar foi assinado econtou com o apoio dos deputados Fábio Novo que presidirá a Frente, Dr. Vinícius, Dr. Gil Carlos e Elisângela Moura e mais 11 deputados que também aderiram ao projeto.
O presidente do SINDRACSE-VALE DO RIO ITAIM-PI, Sandro Siqueira, ressaltou a importância desse primeiro passo nessa jornada para a criação da Frente Parlamentar, onde as pautas e demandas da categoria poderão ser trabalhadas em sintonia com a mobilização nacional.
“Consideramos esse como um dia histórico para nossas categorias de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias. Um passo importante para melhorarmos nossas condições de trabalho. Percebemos o empenho dos deputados em acatarem nossa proposta da criação da Frente Parlamentar e agradecemos. Temos que obter 10 assinaturas de deputados para efetivar a criação da Frente Parlamentar, mas graças a Deus e à nossa união atingimos o nosso objetivo e passamos da meta. Ainda assim, estamos sensibilizando a todos, indo aos gabinetes para dialogar e mostrar a importância do trabalho de nossa categoria”, disse Sandro Siqueira, presidente do SINDRACSCE-CHAPADA VALE DO RIO ITAIM-PI.
Os agentes de saúde das diversas regiões do estado ocuparam o Plenário da ALEPI, e os representantes dos sindicatos e deputados discursaram na tribuna, mostrando a força e a importância fundamental do trabalho dos ACS e ACE para a saúde primária em todo o país.
O diretor do SINDAST-TERESINAPI, Genaldo Sousa, destacou que, com a Frente Parlamentar, as demandas da categoria, como a desprecarização do serviço, aposentadoria especial e adicional de insalubridade de 40% pela condição de trabalho,ajuda de custo de transporte, concurso público e valorização com melhores condições de trabalho poderão ser trabalhadas de forma mais efetiva.
“A gente precisa fazer esse trabalho da Frente Parlamentar Estadual, mobilizar e trazer a atenção dos deputados para a problemática que nossa categoria está passando. Com essa Frente Parlamentar aumenta a força da luta da categoria, e ao mesmo tempo também vai ajudar a atenção primária, porque eles vão conhecer toda a problemática de estrutura, de material que esses trabalhadores e trabalhadoras enfrentam. Vai fortalecer tanto a categoria, quanto a atenção primária”, afirmou Genaldo Sousa.
Josenilde Alves da Silva Nunes, a Nilda, presidente da FEDACS-PI, informou que as categorias têm várias demandas a nível nacional e a criação de uma Frente Parlamentar Estadual ajudará na busca dessas melhorias para as condições de vida e de trabalho dos ACS e ACE de todo Piauí.
A presidente Nilda também ressaltou que “este foi o primeiro encontro de muitos que iremos ter. E queremos contar com a participação, com a presença e com a força de todos e a garra que eu sei que os agentes de saúde e de endemias têm”.
Comentários sobre a notícia