Recentemente, sites de notícias divulgaram que o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou o bloqueio das contas bancárias de 12 prefeituras e cinco câmaras municipais no estado. Entre as prefeituras mencionadas estava a de Patos do Piauí, administrada pelo prefeito Joaquim Neto (PSD). No entanto, o gestor veio a público esclarecer que a informação não procede.
“As contas da prefeitura não foram bloqueadas, isso eu posso afirmar. Na sexta-feira, 13 de dezembro, data em que foi anunciado o bloqueio, efetuamos diversos pagamentos normalmente. Inclusive, nesta terça-feira, fizemos o repasse à Câmara de Vereadores, antecipando o pagamento previsto para o dia 20”, afirmou o prefeito.
Joaquim Neto reforçou ainda que, caso houvesse bloqueio, um ofício teria sido encaminhado às instituições financeiras, o que não ocorreu. “Tanto não houve bloqueio que nenhuma comunicação formal foi enviada aos bancos”, destacou.
O gestor aproveitou para enfatizar a regularidade da administração municipal ao longo de sua gestão: “Nestes quase quatro anos do meu primeiro mandato, mantivemos sempre o pagamento do funcionalismo público em dia, assim como a prestação de contas. As contas dos anos de 2021, 2022 e 2023 já foram todas julgadas e aprovadas pelo Tribunal de Contas”, concluiu.
Com isso, o prefeito tranquilizou a população e reafirmou o compromisso da gestão com a transparência e a responsabilidade fiscal.
Comentários sobre a notícia