O Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Território Chapada Vale do Rio Itaim (SINDRACSE), juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde do município de Paulistana, em diálogo com a Câmara de Vereadores e a Gestão Municipal conseguiram um reajuste de 15% para todas as equipes da saúde da família no PL municipal do Previne Brasil que foi colocado em pauta, votado e aprovado na primeira sessão na câmara dos vereadores de Paulistana no dia 24/10/2022.
O Incentivo Financeiro por Desempenho, foi criado pelo Programa Nacional “Previne Brasil” através das Portarias 2.979 de 12 de novembro de 2019 e 3.222 de 10 de dezembro de 2019.
O Previne Brasil é um dos novos modelos de financiamento do Governo Federal para Atenção Básica a Saúde que vem através do pagamento por desempenho, tem que atingir as metas dos 7 INDICADORES de Saúde que são coletados, acompanhados, monitorados pelas Equipes da Saúde da Família que é composta por um Médico (a), Enfermeiro(a), Técnico(a) em Enfermagem, Dentista, Auxiliar de Dentista, Agentes Comunitários de Saúde, como os INDICADORES que pertencem aos grupos prioritários do Programa Saúde da Família os quais as Equipes já fazem o acompanhamento rotineiramente.
O Governo Federal repassa o incentivo financeiro do Previne Brasil para os municípios como forma de incentivar os profissionais a monitorar, acompanhar e encaminhar às UBS’s para os Serviços de Saúde os grupos dos INDICADORES, gestantes para realização das primeiras consultas de pré-natal, exames para sífilis e HIV e as consultas agendadas com o Dentista. Exames e campanhas de prevenção do colo do útero para mulheres que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos, vacinas de rotinas e campanhas de vacinações em crianças, jovens, adultos e idosos, consultas de pessoas com hipertensão (pressão alta), consultas de pessoas com diabetes. Todo esse processo de monitoramento, acompanhamento, encaminhamento dos INDICADORES é um trabalho de toda a Equipe de Saúde da Família, desde os Agentes Comunitários de Saúde que faz a coleta de dados dos indicadores na Micro Área, monitora, acompanha, encaminha a UBS de referência do território para fazer o acompanhamento feito pelos profissionais de saúde, Medico(a), Enfermeira, Técnico em Enfermagem, Dentista, Auxiliar de Dentista. Sobretudo, é um trabalho feito em Equipe com união e sincronia e toda a população que sai beneficiada com o Previne Brasil. A prova está nos resultados do município. Paulistana ficou entre os treze municípios do Piauí com a nota de 9.64% dos INDICADORES do Previne Brasil, e quase atingiu 100% da vacinação da poliomielite, chegando a 96.98% de crianças vacinadas passando da meta nacional que é de 95%.
Comentários sobre a notícia