SINDRACSE-SINDICATO REGIONAL DOS ACS E ACE DO TERRITÓRIO CHAPADA VALE DO RIO ITAIM-PI-Paulistana-PI representado pelo seu presidente Sandro Siqueira, junto com os Sindicato dos ACS de Teresina, Sindicato do Território dos Carnaubais-Campo Maior-PI; Sindicato do Vale do Guaribas-Picos-PI; Sindicato do Território de Simplício Mendes-PI, Sindicato Vale do Canindé-Oeiras-PI e Associações de ACS/ACS de vários municípios do Piauí e mais de 2 mil trabalhadores entre ACS/ACE das 5 regiões do pais, e a CONACS protagonizam mais um momento histórico na luta da categoria em Brasília. Entre os dias 08, 09 e 10 de maio, milhares de ACS e ACE de todo o país fizeram mobilização em frente à Câmara dos Deputados, realizaram a Plenária Anual da Confederação e promoveram um grande diálogo parlamentar que resultou na instalação da Frente Parlamentar Mista – com mais de 300 Deputados Federais e mais de 15 Senadores.
Entre as principais pautas debatidas na Plenária da CONACS, e que são os objetivos da luta atual, estão a Aposentadoria Especial; Insalubridade no grau máximo de 40%; Incentivo Anual em Lei específica, e a desprecarização dos vínculos empregatícios.
Na instalação da Frente Parlamentar Mista também ficou garantido que cada estado tenha um deputado federal como coordenador estadual, para dialogar com suas bases estaduais em prol da plena efetivação de todos os direitos garantidos pela Emenda Constitucional 120.
Durante os três dias de mobilização em Brasília, visitando gabinetes, dialogando com deputados, senadores e ministros, muitas conquistas foram alcançadas. A Direção da CONACS apresentou para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, as pautas da categoria, como a aplicação do Piso Salarial para todos os ACS e ACE; reedição da PNAB conforme a Lei Ruth Brilhante; reedição de Portaria regulamentando o quantitativo de ACE, além de garantir para a CONACS assento na Mesa Permanente de debate sobre as pautas da categoria no âmbito do SUS.
Também houve um diálogo com a presidência da Câmara dos Deputados, que garantiu receber as pautas e promover um amplo debate parlamentar em busca de garantir os direitos da categoria. Ao todo mais de dois mil profissionais ACS e ACE das cinco regiões do país estiveram presente em mais essa batalha histórica de uma jornada vitoriosa. Cada ACS e ACE volta para suas bases com a certeza de dever cumprido, e forças renovadas para a missão de lutar por direitos e melhores condições de trabalho.
Comentários sobre a notícia