Atualizada às 12h30
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) definiu na manhã desta segunda-feira (13), a lista tríplice que será enviada ao governador Wellington Dias (PT) para a escolha do novo desembargador. O escolhido substituirá o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, que deixou o poder judiciário ao se aposentar no último mês de outubro.Foram escolhidos três dos seis nomes aptos à vaga:
- José Wilson de Araújo (18 votos)
- Agrimar Rodrigues (15 votos)
- Francisco Campelo Filho (10 votos)
Também estiveram participando do processo os advogados: Alessando Lopes, Reginaldo Miranda e Hildeth Leal Evangelista Nunes. Os nomes foram definidos pelo Conselho Seccional da OAB Piauí, no último mês de novembro.
Os três advogados escolhidos na lista tríplice agora vão concorrer à vaga do Quinto Constitucional para preencher a vaga aberta. A escolha será feita pelo Governador Wellington Dias.
Eleição
Escolha dos 12 advogados
No dia 06 de novembro, os advogados piauienses definiram o nome de doze advogados indicados para o preenchimento da vaga de desembargador do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Piauí.
Cerca de 4 mil eleitores participaram da eleição e escolheram 12 dos 18 candidatos à vaga.
No pleito eleitoral realizado presencialmente, por meio de votação em urna eletrônica, receberam mais votos os seguintes candidatos:
- José Wilson
- Alessandro Lopes
- Agrimar Rodrigues
- Campelo Filho
- Juliano Leonel
- Fábio Viana
- Hildeth Evangelista
- José Gonzaga Carneiro
- Claudia Paranaguá
- Reginaldo Miranda
- Maria do Amparo
- Alexandre Pacheco
Lista Sêxtupla
A relação dos 12 mais votados foi enviada para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, seccional Piauí), que, por sua vez, definiu a lista sêxtupla através do Conselho Secional.
Durante Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OAB Piauí, na quinta-feira (25), foram escolhidos, através de votação, os(as) advogados(as):
- Alessandro Lopes (33 votos)
- Agrimar Rodrigues (29 votos)
- José Wilson de Araújo (29 votos)
- Francisco Campelo Filho (24 votos)
- Reginaldo Miranda (23 votos)
- Hildeth Leal Evangelista Nunes (21 votos)
O processo seguiu para o TJ-PI, onde ocorreu a votação para a definição da lista tríplice.
Fonte: Nataniel Lima e Rebeca Lima / CidadeVerde
Comentários sobre a notícia